"Confia no Senhor e faze o bem, habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmo 37:3)

sábado, 17 de outubro de 2009

Fuja do macarrão instantâneo


A alimentação saudável é uma necessidade vital, atuando como fator preventivo de doenças, porém em meio a tantas facilidades para conseguir uma comida rápida e com as diversas opções industrializadas, acabamos deixando alguns cuidados de lado.

Um exemplo de refeição rápida é o macarrão instantâneo, porém os malefícios que estão por trás desta, aparente, inofensiva preparação, são pouco mensionados.

Mais conhecido como miojo, o macarrão instantâneo é um tipo de massa pré-cozida que é preparada apenas com sua imersão em água fervente e adição de um pacote de tempero pronto. Ele cozinha rapidamente pelo fato de ser pré-cozido. No seu processo de fabricação, ele é cozido e, em seguida desidratado por um processo de fritura. Por isso, chega à sua panela semi-pronto e só precisa de alguns minutos para poder ser consumido.


Do ponto de vista nutricional é uma preparação rica em gordura saturada e sódio, os dois principais responsáveis pelo agravamento de uma série de doenças crônico-degenerativas que, segundo estudos epidemiológicos, mais vem afetando a população. Portanto temos aí dois vilões: os ácidos graxos saturados que elevam o colesterol ruim (LDL) e aumentam o risco de doenças cardiovasculares; e o sódio que além de outras consequências como problemas renais, seu consumo exagerado leva à retenção de líquidos (e assim pesamos mais na balança), e pode causar hipertensão, uma tensão nos vasos sangüíneos que faz o coração trabalhar mais, o que contribui para o aumento de acidentes cardiovasculares.


O meu desafio de hoje foi tentar dar uma opção rápida, saborosa e saudável em substituição a esta preparação. Peguei 80 g de macarrão instantêneo e 80 g de macarrão aletria, ambos de marca bem conhecida.


Aí está o resultado:


Macarrão instantâneo sabor galinha:
Tempo de preparo: 4 minutos (e não 3 conforme indicado na embalagem)
357 kcal
13,6 g de gordura total
4,47 g de gordura saturada
2.183 mg de sódio







Macarrão Aletria ao sugo com manjerição:
Tempo de preparo: 5 minutos
287 kcal
sem gordura saturada
110 mg de sódio


 
 
 
   
O tempo de cozimento para ambas as preparações foi computado após imersão da massa em água fervente. O macarrão aletria é aquele bem fininho, por isso cozinha tão rápido. Cerca de três trouxinhas (conforme a foto na balança) foram suficientes para compor uma porção de 80g. Para o molho, dourei 1 dente de alho em frigideira antiaderente (mas você pode colocar 1 colher de sopa de azeite) e adicionei 1 colher de sopa de extrato de tomate, 2 colheres de água e 1 pitada de manjericão desidratado. Bem simples para não perder tempo.

Para conhecimento:
Sódio: a recomendação de ingestão diária de sódio é de 2.400 mg para os adultos. Um grama de sal contém em média 400 mg de sódio, por isso, a ingestão máxima deve ser de 6 g de sal por dia.

Gorduras totais: a ingestão de lipídios da dieta (gordura) não deve ser superior a 30% do valor energético (calorias) ingerido por dia. Em uma dieta de em média 2.000 Kcal, a recomendação máxima é de 67 gramas de gorduras totais, das quais 22 gramas, no máximo, devem ser de gorduras saturadas.

Cuidado:
Em apenas uma porção de macarrão instantâneo, ingere-se quase que a quantidade de sódio recomendada para um dia inteiro (2.400mg x 2.183mg de sódio). Se considerar-mos as outras refeições ingeridas ao dia, quanto de sódio não estaria consumindo?
Já a quantidade de gordura saturada ingerida, representa mais de 20% da quantidade recomendada (22g x 4,47g de gordura saturada), mas não se esqueça que essa forma de godura está presente em outros alimentos de origem animal (carne, leite e derivados, ovos, manteiga...) que também são consumidos durante o dia.

Reflita.
.
Lu
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário